Entrevista com o CEO da Terapia CPAP, Francisco Marruecos
A terapia CPAP tem vindo a melhorar a qualidade do sono das pessoas há quase duas décadas
A Terapia CPAP terá 23 anos em Outubro. O início da actividade da CPAP Therapy não se desenvolveu a partir de uma ideia, pesquisa de mercado ou qualquer outra fórmula teórica para o desenvolvimento de um mercado. Nasceu da necessidade de responder aos pacientes com tratamento de pressão positiva que não estavam ligados aos serviços de saúde pública. “Estes pacientes resolvem os seus problemas recorrendo ao mercado e adquirindo o equipamento necessário para o seu tratamento, neste contexto proponho-me fornecer uma solução e oferecer um serviço personalizado”. “Em contacto com prescritores especializados, oferecemos tratamentos de qualidade com equipamento e acessórios de primeira qualidade”. Entrevistamos Francisco Marrocos, CEO da CPAP Therapy.
Como identificou que havia necessidade de cobrir um campo tão específico como este?
Devido à especialização do meu trabalho no campo da pneumologia, comecei a responder à procura de médicos especialistas que se preocupavam com os pacientes que, sem cobertura dos serviços públicos ou por questões pessoais de qualidade de serviço no tratamento da AOS, queriam um equipamento CPAP próprio. Esta é a origem da actividade da Terapia CPAP.
Quais têm sido as dificuldades no processo de consolidação da empresa?
O principal desafio tem sido económico, o nosso canal de marketing é principalmente o serviço a pacientes privados, não trabalhamos com serviços de saúde pública, acreditamos que a nossa oferta deve ser de equipamento e acessórios de tratamento de qualidade e, acima de tudo, atenção aos pacientes que querem um tratamento de qualidade com monitorização do seu problema ao longo do tempo. A apneia do sono é crónica e o tratamento deve ser monitorizado continuamente ao longo do tempo, não existem soluções milagrosas, pelo que oferecemos monitorização de doentes com AOS, o que é necessário para médicos e doentes ao longo do tempo.
E qual é o equilíbrio actual?
É enormemente positivo. Nestes 22 anos pudemos oferecer sistemas de rastreio para especialistas médicos e sistemas de tratamento e acompanhamento de pacientes. Contribuímos para o desenvolvimento do rastreio domiciliário e do acompanhamento dos pacientes através da informatização dos processos. Estamos actualmente a dar mais um passo no sentido de integrar especialistas e pacientes na mesma plataforma, estamos a avançar para a digitalização de processos, desenvolvendo a plataforma na “nuvem”.
Qual é o compromisso da empresa com as novas tecnologias?
O nosso objectivo é fornecer uma resposta de qualidade aos médicos e pacientes, oferecendo rastreio, tratamento e acompanhamento integrados numa plataforma que lhes permita interagir directamente. Esta evolução implica necessariamente a digitalização das diferentes actividades. Os novos modelos de equipas de rastreio e tratamento já permitem a sua integração e gestão em plataformas digitais, e estamos presentes em todas as formas de comunicação em redes sociais.
“Oferecemos um serviço abrangente que nos permite gerir todos os processos com um elevado nível de eficiência e qualidade”.
Para ser uma empresa de sucesso, tem de se rodear de profissionais de alto valor, certo?
Não é possível enfrentar uma actividade tão delicada sem ter os profissionais, os meios e o equipamento para responder aos médicos e aos seus pacientes sem os mais elevados padrões de qualidade, razão pela qual a nossa empresa tem pessoal clínico, médicos, enfermeiros e sobretudo fisioterapeutas que acompanham e apoiam o pessoal de vendas que gere a parte financeira. CPAP Therapy evoluiu, não vendemos apenas equipamento e acessórios para rastreio e tratamento, oferecemos um serviço abrangente que nos permite gerir todos os processos com um elevado nível de eficiência e qualidade.
Acha que ainda há muita investigação a ser feita sobre a apneia do sono?
Os profissionais que estão directamente relacionados com médicos e profissionais de medicina do sono participam nos principais congressos organizados em Espanha, há sempre avanços que são apresentados em certos aspectos relacionados com a doença, mas onde o progresso está realmente a ser feito é na tecnologia e nos serviços que prestam apoio aos pacientes, Neste aspecto, a nossa contribuição em equipamento de tratamento e na monitorização e desenvolvimento de informação para médicos e pacientes está em constante evolução e podemos dizer que, juntamente com os diferentes fabricantes que utilizamos, estamos na vanguarda da inovação nos processos de rastreio, tratamento e monitorização de pacientes com apneia do sono.
Há algum tempo decidiu lançar a loja online, quais são os produtos de maior sucesso, qual é a sua avaliação, e haverá novos desenvolvimentos?
www.terapiacpap.pt foi o primeiro sítio web do sector. A actividade como canal de vendas cresceu ao longo do tempo, mas na realidade, a principal característica do nosso sítio web é informativa.
“Com a digitalização do equipamento, oferecemos um serviço que nos permite monitorizar as operações do dia-a-dia em qualquer parte do mundo”.
A empresa tem um papel proeminente em termos de marketing e redes sociais, como aborda a estratégia a este respeito?
O equipamento dos diferentes fabricantes que utilizamos incorpora a tecnologia necessária para implementar a “Internet das coisas” aplicada ao rastreio e tratamento. Criámos recentemente um departamento de marketing digital para desenvolver todas as possibilidades tecnológicas do equipamento e assim facilitar a comunicação directa entre os profissionais e os seus pacientes e naturalmente connosco, estes processos são hoje em dia essenciais.
De todos os serviços oferecidos pelo CPAP Therapy, quais são os mais solicitados?
Uma vez tomada a decisão de tratamento e compra, os serviços mais solicitados são os serviços pós-venda e o acompanhamento e geração de relatórios de tratamento. No que diz respeito ao pós-venda, oferecemos uma garantia de dois anos e quando esta terminar oferecemos uma extensão de garantia anual, o que significa que se um dispositivo apresentar um problema técnico quer sob garantia quer durante o período de extensão de garantia, Terapia CPAP procede à substituição do equipamento.
Esta abordagem é possível graças à resposta dos vários fabricantes, porque a taxa de falhas dos nossos produtos é tão baixa que podemos oferecer uma substituição completa do equipamento, se necessário.
A monitorização é o outro serviço fundamental, os pacientes podem solicitar relatórios sobre o seu tratamento tantas vezes quantas considerarem necessário, este serviço é fornecido gratuitamente durante a vida da máquina, e requer a presença do paciente nos nossos centros colaboradores. Com a digitalização do equipamento, oferecemos um serviço que nos permite monitorizar dia após dia em qualquer parte do mundo, tem um custo adicional mas muda absolutamente a relação entre a empresa, o paciente e o médico, a actividade terapêutica pode ser visualizada “on-line” sem a presença necessária do paciente à frente do médico.
Para onde vai TerapiaCPAP, como vê a empresa daqui a 10 anos?
A terapia CPAP está a avançar para a digitalização, o nosso futuro está claramente ligado a serviços altamente técnicos de rastreio, tratamento e acompanhamento com os quais a relação entre médicos e pacientes. Os serviços serão tão integrados que seremos capazes de oferecer serviços totalmente personalizados, em casa e na comunidade.
Terapia CPAP Portugal
Latest posts by Terapia CPAP Portugal (see all)
- Apneia do sono com outras doenças - 21 de Julho de 2023
- O que é um concentrador de oxigénio e para que serve? - 23 de Junho de 2023
- Máquina de apneia do sono - 5 de Dezembro de 2022
- Diferença entre CPAP e BIPAP - 22 de Novembro de 2022
- Avanço mandibular Narval CC para apneia do sono - 14 de Novembro de 2022